10 janeiro 2011

Do povo...



      A cultura é conjunto de costumes, rituais e manifestações de um povo. Uma cultura aplicada a um outro povo senão aquele que a criou originalmente vai parecer desvirtuada, estranha e até ofensiva. No entando as culturas se misturam, assim como se misturam os povos.



      Essa dinâmica faz com que novos aspectos culturas sejam criados ao longo do tempo, renovando as formas de manifestação desse povo; por outro lado, tende a extinguir outro tanto de cultura já existente e que se perde pela falta de preservação.



      Pensando exatamente em perpetuar essas manifestações que fazem parte de culturas que estão se perdendo, foram surgindo encontros e festivais culturais. Esses eventos procuram disseminar os aspectos culturais, dessa forma tornado-os mais longevos. Pinturas, esculturas, escritos, dança, teatro, música... tudo isso forma um imenso conjunto. E é lindo vê-los sendo apresentado por quem realmente faz parte deles.



      O Encontro Cultural de Laranjeiras chega a sua trigésima sexta edição fomentando a manutenção da cultura sergipana, que é linda e precisa ser mostrada. Além de tudo que já falei, também acontecem palestras sobre cultura, além de shows (desses que tem em todo lugar). Isso mistura num só balaio os acadêmicos, os turistas, os artistas e as pessoas locais, transformando a cidade.



      Nada melhor que estar lá para ver, para sentir e para entender o significado de tudo que é apresentado. Para mim, que estou como expectador, é um maravilhoso espetáculo de cores, gestos, sons e formas. Para aqueles que estão expondo, deve ser uma forma de gritar ao mundo que eles existem e tem algo que acham importante para contar.


      Que isso dure muitos e muitos ano. Próximo ano eu estarei lá.


 
 
Copyright © Sensor sensível...
Blogger Theme by BloggerThemes Design by Diovo.com