17 abril 2010

Enquanto as cortinas não abrem

Arquivo pessoal Sibelle Paes em maio de 2005
Antes de qualquer coisa vou agradecer ao Thito por ter tido a ideia do blog, implementado e principalmente não ter desistido - de mim. A vida corre rápido e muitas vezes não consigo alcançá-la. Fotografia é uma maneira de pegá-la de jeito. Um clique e temos algo para sempre. Raridade, convenhamos.

Estudei Comunicação Social com habilitação Publicidade e Propaganda. Fiz matérias relacionadas à imagem e fotografia - minhas piores notas. Não consegui focar. Com os teóricos, principalmente Barthes e Dubois eu briguei (fiquei de mal), com a prática eu sofri. Incontáveis dificuldades para entender as possibilidades de composição. A máquina analógica era uma praga na minha mão e o primeiro contato com os famosos diafragma e obturador foi um desastre. Além das dificuldades durante a revelação dos filmes (quero contar detalhes).

Mas, ao contrário do que eu previa o interesse apenas cresceu e tudo ficou mais fácil com avanço das câmeras digitais. O hobbie surgiu em 2005 junto com a minha conta no flickr. Sempre tirei fotos pra mim. Nunca houve expectativas, mas gosto da minha definição por lá.

Os melhores presentes que já ganhei foram por causa da fotografia. Acontece, em geral, quando um amigo me liga durante uma viagem e diz assim: "Si, você iria adorar tirar fotos aqui" ou "Si, eu estou vendo uma foto sua aqui. Daquele ângulo, sabe?." Provavelmente eu adoraria tirar fotos no lugar, mas gosto de pensar que fiz a pessoa enxergar a fotografia de outro jeito.

Luz, câmera...

      ... e um blog!!! Quase como um parto a fórceps, depois de um bom tempo de conversa e negociação, consegui convencer alguém a dividir um blog de fotografias comigo. Desejo antigo, mas que precisava de uma momento oportuno para começar a ser realizado, acho que agora a coisa vai. Amém.

      A idéia aqui é bem flexivel, o importante mesmo é que tenha foto. Porém não será qualquer foto. Fotos autorais, feitas pelos pretensos fotógrafos que postarão nesse blog. A dinâmica de publicação ainda não foi definida, então podemos receber sugestões e temas de quem comentar. Sintam-se a vontade.

      Agora falando de mim: tem um pouco de mim na definição do meu perfil do Blogger, só que acredito que eu sou mais do que aquilo. Kkkkk. Brinco com câmeras fotográficas desde criança e passei a me preocupar mais com o que registro no dia que comprei minha primeira câmera digital. Isso foi em agosto de 2006, no dia de uma viagem pro Recife. De lá pra cá foram um total de 5 Canons (da A610 até a atual XSi), entre compradas, vendidas e roubadas. Minha única formação teórica sobre fotografia foi uma matéria que peguei na universidade, que nem do meu curso era. O resto é uma mistura de dedicação e curiosidade. Talvez um pouco de talento.

      Ainda tem minha parceira (ou seria comparsa??) Sibelle, mas ela fará sua própria apresentação, não é? Ah, só queria deixar aqui registrado que tenho outro blog, A vida em algumas linhas que tem um caráter mais pessoal. Até mais e que tenhamos boas fotos. =D


PS: Essa primeira postagem minha não vai ter foto. Rá!
 
 
Copyright © Sensor sensível...
Blogger Theme by BloggerThemes Design by Diovo.com