Com mais de um milhão de habitantes, Goiânia foi fundada em 1933 para substituir a antiga capital do Estado. Inspirado nas cidades-jardins do urbanista Ebenezer Howard, o projeto arquitetônico de Goiânia se destaca pelo uso de formas geométricas, sendo um grande acervo de construções do estilo denominado "Art Déco".
O Art Déco surgiu num momento de efervescência cultural, provocando profundas alterações e atingindo questões políticas, econômicas, culturais, filosóficas, artísticas e, principalmente comportamentais. Na arquitetura é regido pela geometria e predominância de linhas verticais, uma verdadeira aproximação ao estilo cubista. Seria interessante pensar em um debate sobre o tradicional e o novo? O funcional e o ornamento puro? Depuração e exagero?
Procurando sobre o assunto, encontrei duas explicação para essa escolha em Goiânia. Dentre os moldes considerados ideais, essa arquitetura simbolizava o modelo utilizado pelo Presidente da República Getúlio Vargas na representação de seu governo. Em outra visão, a opção feita pelo arquiteto Attílio Corrêa Lima, se deu em virtude da precariedade financeira do Estado, e o estilo possibilitaria o efeito de monumentalidade sem a necessidade de utilização de materiais nobres ou exageros decorativos.
Pessoalmente, acho todo o patrimônio de Art Déco em Goiânia muito bonito. Apesar de “muito bonito” ser um argumento “muito pobre” para explicá-lo. Nunca aprendi algo relevante sobre o assunto “na escola”, não aprendi sobre sua origem, importância ou "desimportância". Como eu gostaria que fosse mais valorizado?
Arquivo pessoal Sibelle Paes em maio de 2010.
Coreto em Art Déco, localizado na Praça Cívica em Goiânia.
“as paisagens têm o poder de rematerializar um modelo dominante de relações sociais e culturais. [...] a paisagem não é apenas um tipo particular de expressão cultural da realidade, mas um meio de reforçar uma ideologia dominante em uma determinada sociedade.” Matthew Gandy.
Ps: Thito, eu sei que o texto ficou "longão", mas gyn não tem praia. =*
3 comentários:
Goiânia é mesmo espetacular!!
Postar um comentário